Shogun

Posted: 13/04/2011 in Aventura, Awesome, Livros

Este livro, escrito por James Clavell, conta a história de Blackthorne, um navegador britânico que meio por acidente chega ao Japão na época pré era Tokugawa. Apenas os portugueses tinham conhecimento das rotas que levavam até o Japão e ele se torna o primeiro britânico a chegar lá. O livro conta sobre o europeu conhecendo aquela cultura completamente nova, e explica tudo pelos olhos ocidentais (diferente d Musashi que mostra a cultura mas com o olhar japonês).

Esse é um dos melhores livros que eu já li, a narração é fantástica, uma enorme atenção aos detalhes. O enredo é ótimo, criativo e muito bem feito, onde Blackthorne, que depois fica conhecido como Anjin (navegador em japonês, ou algo do gênero, porque os japoneses não conseguiam falar seu nome), participa e conhece de grandes eventos dessa época que mudou a história japonesa.

Para mim o único detalhe ruim é a maneira como termina o livro, eu achei que deixou a desejar a maneira como foi colocada, mas também eu não conhecia nada de história japonesa e para mim o fim foi um pouco surpreendente.

É legal ler este livro antes de ler Musashi porque um termina onde  outro começa, e eu gostei muito de ler nessa sequência (que eu fiz sem querer).

Nota engenharia: 9

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s